sexta-feira, 15 de maio de 2015

Doki na Suíça: Episódio do Queijo Quente


Episódio do Queijo Quente

    No episódio do Doki: Queijo Quente, a turma vai realizar um concurso de sanduíches de queijo-quente, todos falam que seu sanduíche vai ser o melhor, até que Oto diz que este ano ele vai vencer o concurso porque tem um ingrediente secreto para o seu sanduíche de queijo-quente, mas, ao verificar na geladeira, nota que seu pedaço de queijo suíço sumiu, quem comeu o queijo suíço? Logo, Fico confessa que foi ele quem comeu. pois adora queijo suíço. Então, Doki e sua turma decidem fazer queijo suíço, e para isso eles viajam para a Suíça. Eles passam pelas montanhas e por um túnel, até chegarem em uma propriedade onde fabricam queijo suíço artesanal. Quando chegam a Suíça, eles encontram Joana (cabra), que confunde Doki e sua turma com os ajudantes que iriam chegar para ajudá-la a fabricar mais queijo para a degustação. Doki explica que eles não são os ajudantes, mas que podem ajudá-la porque querem aprender a fazer queijo suíço para o concurso de queijo-quente. Eles ajudam Joana a carregar os baldes de leite, colocam para ferver e na temperatura certa, são adicionados coagulante e fermento vivo, produtos naturais, que servem para transformar o líquido em sólido. Este episódio do Doki mostra todo o processo de fabricação do queijo suíço, passo a passo, todas as etapas até ficar pronto para o consumo. 





Conteúdos que podem ser trabalhados em sala usando o Episódio do Doki: Queijo Quente

    Os educadores das Séries Iniciais e do Ensino Fundamental podem montar uma aula muito interessante com o episódio do Doki: Queijo Quente, com o auxilio do desenho é possível abordar vários temas transversais de conteúdos diversos em suas aulas, tais como:

  • Proteínas: proteína do leite e seus derivados;
  • Modos de produção (fabricação de queijo);
  • O relevo da Suíça (Alpes Suíços);
  • Curiosidades sobre a cultura e os costumes da Suíça;
  • Clima e vegetação da Suíça;
  • A importância do Cálcio presente no leite e seus derivados;
  • Bactérias que fermentam o leite;
  • Os cinco sentidos;
  • Métodos de conservação dos alimentos.
Atividades desenvolvidas em sala de aula utilizando o Episódio do Doki: Queijo Quente

      Existem diversas atividades que podem ser realizadas em sala de aula com o episódio do Doki: Queijo Quente, tornando a aprendizagem dos alunos uma experiência muito agradável e proveitosa. Vamos ver algumas delas:

Atividade 1:

     Convide os alunos para assistirem ao episódio do Doki: Queijo Quente, todos devem fazer silêncio e prestar atenção, porque serão realizadas outras atividades após o desenho. Este desenho pode ser exibido antes, durante ou depois do professor trabalhar o conteúdo desejado.

Atividade 2:

    O professor pode elaborar algumas perguntas sobre tudo que foi mostrado no episódio do Doki: Queijo Quente, e pedir para os alunos responderem durante a aula. Por exemplo:

  1. Qual é o nome do país onde a turma do Doki foi aprender a fazer queijo?
  2. Cite todas as etapas da fabricação do queijo suíço.
  3. Para que serve a caverna de maturação?
  4. Quais os nomes dos dois produtos naturais necessários na produção do queijo suíço?
  5. Para que servem os dois produtos produtos naturais usados na produção do queijo suíço?
  6. Qual é o nome do instrumento usado para mexer o queijo suíço?
  7. Quando o leite empelota o que se forma?
Atividade 3: 

     Outra atividade legal e muito simples é distribuir pequenos jogos para os alunos sobre o tema da aula, do episódio do Doki: Queijo quente:



Labirinto do queijo 

    Ajude o ratinho a chegar no queijo:



Atividade 4:

     Também é possível fazer uma atividade dinâmica com os alunos, um jogo muito criativo chamado "O gato, o rato e o queijo". Esta atividade deverá ser realizada ao ar livre, funciona assim:


  • As crianças devem sentar-se em círculo, longe umas das outras, (15 a 20 crianças);
  • O professor deverá entregar um papelzinho dobrado ao meio para cada criança. Em um destes papéis deve estar escrito, GATO, em outro RATO, e no outro QUEIJO;
  • Cada participante olha o que está escrito no seu papel, mas, os alunos não devem revelar para os outros colegas do círculo o que está escrito nos seus papéis;
  • Quando o professor gritar: "O queijo fugiu", o aluno que tem o papel escrito QUEIJO, começa a correr ao redor do círculo pelo lado de fora, no sentido anti-horário; 
  • Quando o QUEIJO passar pelo RATO, este deverá se levantar e correr atrás do QUEIJO;
  • E quando o RATO passar pelo GATO, o mesmo deve se levantar e correr atrás do RATO;
  • O QUEIJO deverá fazer uma volta completa e sentar no seu lugar novamente.
  • Se o QUEIJO for pego pelo RATO, o mesmo vai para o centro do círculo e está fora da brincadeira;
  • Se o RATO for pego pelo GATO, também está fora da brincadeira, e vai para o centro do círculo;
  • O aluno ou alunos que estiverem dentro do círculo recolhem os papéis e redistribuem novamente, para continuar a brincadeira, e assim sucessivamente.
  • A brincadeira termina quando sobrarem apenas 3 alunos.

Atividade 5:
 

       Se o professor assim preferir e for possível, poderá fazer uma pequena degustação de queijos, e distribuir pequenos pedaços de queijos diferentes para os alunos experimentar, a aula vai ficar muito saborosa, e pode ser trabalhado os sentidos do olfato e paladar dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário