Episódio: O bicho da seda
No episódio do Doki: O bicho da seda, Anabella está fazendo uma apresentação de dança para seus amigos, quando sem querer rasga o cachecol de seda roxo de sua mãe. Para encontrar uma solução para o problema Doki e sua turma decidem viajar para a China, onde são produzidos fios de seda que podem ser usados para arrumar o cachecol da mãe de Anabella. Na China, a turma do Doki encontra uma fábrica e loja de Seda, ao entrar no estabelecimento a dona Lian diz que a loja está fechada e que não pode atendê-los, porque está bordando um vestido para uma cliente, uma encomenda muito importante. Anabella oferece sua ajuda com o bordado do vestido, e em troca Lian fornece os fios de seda para consertar o cachecol de sua mãe. Enquanto isso a turma visita a fábrica, e descobre todo o processo de produção dos fios de seda, desde a extração até a confecção de roupas e tecidos. O episódio apresenta muitas curiosidades sobre o bicho da seda, seu ciclo de vida, como são produzidos os fios de seda, e quais os predadores do bicho da seda.
Como utilizar o Episódio do Doki: "O bicho da seda" em sala de aula
O educador do ensino fundamental pode usar o episódio: "O bicho da seda", para trabalhar conteúdos diversos em sala de aula, tais como:
- A importância econômica dos artrópodes "bicho da seda" na indústria têxtil;
- O ciclo de vida do bicho da seda: as mudas;
- Cadeia alimentar: produtores, consumidores e predadores;
- Habitat do bicho da seda;
- Curiosidades sobre a origem dos fios de seda;
- Filo dos Artrópodes: grupo em que se encontra o bicho da seda (anatomia e morfologia).
Atividades desenvolvidas em sala de aula sobre o episódio: "O bicho da seda"
- Convidar os alunos para assistir ao episódio do Doki: "O bicho da seda", pedir para que prestem atenção;
- Montar uma apresentação de slides sobre o bicho da seda, contar a história da sua origem, para que são usados os fios de seda, mostrar fotos com as fases da produção dos fios de seda, o ciclo de vida do bicho da seda, e outras curiosidades sobre o tema;
3. Pedir para os alunos desenhar o ciclo de vida do bicho da seda e apontar os nomes de cada fase.
4. Elaborar um questionário sobre os assuntos abordados na aula, do desenho que foi assistido, por exemplo:
a) Em que país a turma do Doki foi arrumar o cachecol de seda da mãe da Anabella?
b) Qual é o animal que produz os fios de seda?
c) Faça o ciclo de vida do bicho da seda.
d) Do que o bicho da seda se alimenta?
e) Qual é o predador do bicho da seda que aparece no desenho?
f) Como o bicho da seda produz os fios de seda?
g) Monte a cadeia alimentar do bicho da seda.
h) Que filo pertence o bicho da seda?
Que lega, parabens pela proposta!!
ResponderExcluir